Governo suspende exportações de frango no RS

Imagem: Globo Rural

Depois de7 mil aves serem infectadas com a doença de Newcastle no Rio Grande do Sul, o governo decretou emergência sanitária animal.

Por que isso importa? 

O Brasil é o maior exportador de carnes de aves do mundo, e Rio Grande é o 3º maior produtor do país — o que pode causar impactos econômicos.

Das mais de 1M de toneladas de proteína avícola produzidas por mês, 430 mil vão para fora. A previsão é de que esse número caia para 370 mil toneladas.

  • Falando em cifras, as exportações gaúchas renderam US$ 630 milhões no primeiro semestre — 15% da produção nacional.

Qual vai ser o impacto agora?

Na prática, uma maior parte da proteína pode ficar no mercado interno, fazendo você pagar menos na hora de comprar frango. Enquanto isso, a balança comercial não deve sofrer tanto assim.

Antes que você estranhe, a doença de Newcastle dificilmente atinge humanos. Produtores batem na tecla de que não há motivo para deixar de comer a carne pelo que está acontecendo no RS.

Falando em exportações… Em meio ao atrito Lula e Milei, as vendas do Brasil para a Argentina caíram 37% no 1º semestre. Com isso, os hermanos estão com a menor participação na nossa balança comercial em 33 anos (3,5%).

AÇÕES

Exportações de frango: quais empresas são afetadas com suspensão

O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu as exportações de frango do Rio Grande do Sul para a União Europeia, Argentina, China e outros países, após a confirmação de um caso da doença de Newcastle em um aviário comercial com 14 mil animais. A medida foi informada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária da pasta aos frigoríficos processadores e exportadores.

O Brasil não registrava uma ocorrência da doença de Newcastle (DNC) em plantéis de aves desde 2006, mostram dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Na época, os casos ocorreram em aves de subsistência no Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A doença de Newcastle pode ser transmitida indiretamente por contato com água, alimentos, insetos, roedores, equipamentos e materiais contaminados. Dessa forma, é possível que o caso atual esteja relacionado com as enchentes recentes no estado.

🦠

 O vírus é transmissível para humanos, mas causa apenas sintomas leves. A transmissão ocorre apenas através do contato com secreções de aves doentes. Portanto, o consumo da carne de frango continua sendo totalmente seguro.

Para as aves, as complicações podem ser severas, podendo levar à letalidade de 100% do plantel. Assim, uma vez identificado um caso, todo o plantel precisa ser sacrificado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência